giovedì 13 settembre 2007
Vergonha
O Senado acaba de absolver Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de quebra de decoro por ter se socorrido de Cláudio Gontijo, lobista da Construtora Mendes Junior, para pagar parte de suas despesas com a ex-amante, e mãe de uma filha dele, a jornalista Mônica Veloso.
Foram 40 votos pela absolvição, 35 pela condenação e 6 abstenções.
O processo contra Renan, condenado por 11 votos contra 4 no Conselho de Ética do Senado, arrastou-se por pouco mais de 120 dias. Foi conduzido pelo próprio Renan, que escalou a maioria dos membros do Conselho de Ética e interferiu em todas as etapas do processo.
Ele terá mais dois processos para responder - ambos por quebra de decoro. E talvez um terceiro.
Um tem a ver com a ajuda que ele teria dado à cervejaria Shincariol para que ela se livrasse de dívidas com o INSS. Em troca, a cervejaria comprou à família Calheiros uma empresa de refrigerantes falida. O relator do processo é o senador João Pedro (PT-AM).
O outro processo, ainda sem relator nomeado, tem a ver com a compra feita por Renan, em sociedade com o usineiro João Lyra, de um jornal e duas emissoras de rádio em Maceió. Renan é acusado de ter usado "laranjas" na operação.
Há uma terceira denúncia contra Renan que ainda não virou processo. O advogado Bruno Lins, afilhado de casamento dele, sustenta que Renan encabeçou um esquema de arrecadação de dinheiro em ministérios controlados pelo PMDB.
(FONTE: BLOG DO RICARDO NOBLAT)
Iscriviti a:
Commenti sul post (Atom)
Nessun commento:
Posta un commento